h1

13 de Janeiro de 2012 – 175 Anos da Escola Secundária Jaime Moniz

13/01/2012

Muitos Parabéns!
Em representação da Associação de Pais e Encarregados de Educação dos Alunos da Escola Secundária Jaime Moniz (APESJM), felicito a todos, em particular, os membros da gestão desta Escola, docentes e não docentes, alunos e pais por fazermos parte desta grande Escola. Uma palavra de felicitações a todos aqueles que foram homenageados, pelo seu trabalho, empenho e o afeto que sempre demonstraram nas tarefas que desenvolveram nesta Escola.

Aproveito esta oportunidade para vos deixar uma breve nota sobre um dos temas que tenho vindo a me debruçar nos últimos tempos. Trata-se da importância da “Humanização na Educação”. Isto é, a importância de encarar a afetividade como elemento integrante e essencial no processo ensino-aprendizagem.

«O ato de aprender é, provavelmente, a mais remota habilidade humana, mas a conciliação da construção do conhecimento e da ética é hoje encarada como um dos principais desafios.
A escola é o espaço onde a intervenção pedagógica promove a produção do conhecimento. No entanto, ela tem dado prioridade ao desenvolvimento da área cognitiva em detrimento da área afetiva, deixando lacunas na formação integral da pessoa. Existem estudos que demonstram a influência da afetividade na aprendizagem e a relação interpessoal professor/aluno como um dos fatores determinantes na construção da autoestima e, consequentemente, na eficácia do processo educativo.
Daí que, em todos os momentos do processo educativo, quer na acção diária nas escolas, nas aulas, nas reuniões, quer no trabalho pedagógico, devemos fazer valer valores e princípios, tais como da igualdade, da convivência fraterna, da reciprocidade, da solidariedade activa e da generosidade para a promoção de um mundo mais justo e humano.
Uma educação meramente intelectualista, em que o objetivo principal seja o cumprimento do programa curricular, ignorando o indivíduo em sua totalidade, poderá deixar lacunas irreparáveis na formação integral do mesmo, uma vez que uma verdadeira aprendizagem não se restringe única e exclusivamente à transmissão de saberes conceptuais.
Daí que, sou de opinião que o sucesso escolar deve ser visto não apenas em função das notas, mas sobretudo na perspectiva da formação da personalidade do aluno, em termos de princípios, valores e cidadania.
É, pois, fundamental estimular a procura de mecanismos que viabilizem uma mediação afectivo-motivadora, uma vez que a afectividade habilita a pessoa a olhar para o outro, valorizando-o e estimulando elementos como a autoestima, factor essencial para a aprendizagem e, consequentemente, ao desenvolvimento das potencialidades do ser humano.
Contudo, não posso deixar de referir que a escola não pode ser encarada como a única interveniente no processo de construção do indivíduo. É fundamental a existência de uma parceria entre escola e família. Uma parceria que deve ser encarada como essencial na construção de uma educação mais humanizada e humanizadora.
A função pedagógica na relação entre a escola e a família não se deve limitar apenas a orientar a família em relação aos programas curriculares ou aos problemas comportamentais e de aprendizagens. Mas, sobretudo, demonstrar como a família e a escola podem colaborar na recuperação e na formação de atitudes e valores e que juntos podem enriquecer o processo de aprendizagem e o desenvolvimento do aluno, onde cada um exerce a sua função unindo-se numa parceria mútua de ajuda.
Numa sociedade onde nos confrontamos com um discurso individualista e a competição impera nos relacionamentos entre as pessoas, torna-se urgente educar com afetividade, trazendo à tona sentimentos e tantos valores esquecidos.»

Sobre este tema, consultar os seguintes links:
http://www.udb.edu.sv/dialogos/PDF/dialog3ponencia.pdf [Giovanna Ricci]
http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2343-8.pdf
[Rosimeiri de Paula Spagolla]
http://mingo.info-science.uiowa.edu/~stevens/critped/terms.htm

Por fim, cabe a cada um de nós contribuir para que esta Escola continue a ser o exemplo no Ensino da nossa Região.

Votos de grandes sucessos para todos Vós.

A Presidente da APESJM

Vanda de França Correia de Jesus

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: